domingo, 5 de junho de 2016

Por que amo Once Upon a Time!

Depois de assistir a 4 temporadas ininterruptamente e ficar enlouquecida para continuar vendo a 5 temporada, chego a conclusão que Once Upon a Time tem realmente algo de viciante. Dos mesmos 
criadores de Lost,Edward Kitsis e Adam Horowitz escreveram  juntos muitos episódios de OUAT. Assim como Lost, Once Upon a Time  deixa um suspense no ar a cada episódio que obriga seus fãs  a  se renderem a série, imaginando e tentando desvendar os vários mistérios. 
O que me conquistou na série é a extrema criatividade na releitura dos contos de fadas. A série conta a história de vários personagens dos contos de fadas - Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho, Peter Pan, Pinóquio, Ana, Elsa, entre outros - que devido a uma maldição são transportados para a cidade fictícia de Storybrooke. A história desses tantos personagens se misturam e se encaixam perfeitamente, há encontros inusitados como por exemplo entre A Bruxa Má (madrasta de Branca) e a Bruxa Má do Oeste (personagem de Oz) que descobrimos serem irmãs!
Outra característica que me chama atenção na série é o fato da história se desenrolar em dois mundos: o mundo real e os mundos dos contos de fadas ( a Floresta Encantada, Arendelle, Oz, Terra do Nunca e tantos outros reinos). No mundo real, Branca de Neves é professora e a Bruxa Má prefeita de Storybrooke; A Floresta Encantada e outros reinos surgem na história para explicar o passado dos personagens e muitas vezes quando voltam por algum portal.

No Netflix há disponível 4 temporadas! A 5° temporada ainda não estreou, mas você pode acompanhar essa temporada  no canal Sony.

Bater as botas, eufemismo ou disfemismo?



Eufemismo é uma figura de linguagem que tem por objetivo amenizar uma mensagem, substituindo uma palavra ou expressão por outra, uma palavra desagradável deixa lugar para uma menos rude.
"Quando a indesejada da gente chegar " (Manuel Bandeira)
Para criar uma linguagem menos chocante, o autor usa uma linguagem figurada para se referir à morte.


Disfemismo se opõe do eufemismo pois são usadas para criar humor, são palavras e expressões sarcásticas.
Para exemplificar usaremos expressões usadas para se referir à morte. Aqui contamos com a criatividade do falante que genialmente cria uma maneira de brincar com um assunto assustador para muitos.



  1. Entregar a alma a Deus
  2. Bater as botas
  3. Esticar as canelas
  4. Ir para a terra dos pés juntos
  5. Comer capim pela raiz
  6. Passar dessa para melhor
  7. Empacotar
  8. Vestir o paletó de madeira
  9. Ir para o além
  10. Dar o último suspiro